Vocês já pensaram sobre Marcenaria DIY? PARTE 1 – Ferramentas Indispensáveis

Não adianta: Para organizar os seus pertences de maneira eficiente, você precisa ter móveis que os comportem. Porém, a marcenaria (em especial a planejada) tende a ser muito cara, sendo de difícil acesso para a maioria dos “mortais”.

Mas será que você consegue fazer seus móveis de uma maneira mais barata e fácil? A resposta é simmmmm!!! Fazer móveis não é um bicho de sete cabeças, e é completamente possível para pessoas comuns.  Você irá precisar de algumas ferramentas básicas, uma madeireira de confiança, entender a lógica da marcenaria e ter muita disposição!

Esse post é para lhe apresentar a esse mundo incrível que é a marcenaria, mas vamos apenas começar a tratar sobre o tema, que será dividido em tópicos:

  1. Ferramentas Básicas
  2. Madeiras e acabamentos
  3. Ferragens e dispositivos de montagem
  4.  Dicas para fazer projetos: Tirando as principais dúvidas
  5. Sites Interessantes: A curiosidade é fundamental
  6. Quanto custa?
  7. Projeto  na prática: Gabinete de Banheiro

 

Vamos começar falando sobre as ferramentas básicas pois, se você não tem nenhuma delas e quer apenas fazer um único móvel pequeno, talvez seja mais interessante para você contratar um profissional, pois sua economia provavelmente será superada pelos gastos da produção.

Ferramentas Básicas

Furadeira

Sem mais delongas, lhe apresento a primeira e a principal ferramenta do marceneiro: a  furadeira. Ela será fundamental para fazer os furos que servirão de guia para os parafusos. Parafusar sem um furo guia é uma gelada, pois lasca a madeira e deixa um acabamento tão horroroso que você vai querer jogar o móvel fora. Não precisa ser uma super furadeira. Se você já tiver uma velhinha, do primo emprestada, tá super valendo.

Equipamentos de medição: Esquadros

ESQUADRO COMBINADO

Você irá precisar de um equipamento de medição confiável, por isso recomendo os instrumentos confeccionados em metal, no caso um esquadro, pois você já vai estar matando dois coelhos: medindo e verificando se os desenhos e montagens estão perpendicularmente alinhados.

Agora, se você quer comprar apenas uma ferramenta e quer uma dica QUENTE, compre um ESQUADRO COMBINADO ou AJUSTÁVEL (os mais simples custam em torno de 30 reais), pois com ele você terá a vantagem de ter um esquadro, uma régua e um nível, além de ser uma mão na roda para marcar as medidas na madeira.

No site NeoPortal tem algumas opções, caso você queira comprar online. Nos sites chineses também tem, basta procurar! 

Grampos e Sargentos

grampo

Caso você trabalhe sozinho, será fundamental o uso de grampos e sargentos. Eles servirão para segurar as peças, para que elas não se movam enquanto você perfura. Você vai precisar de NO MÍNIMO dois, mas quanto mais, melhor!

O lugar mais barato que você vai encontrar é no Wish/ Ali Express (tem ofertas que você somente paga o frete, ou poucos dólares), mas atenção ao tamanho, pois em sites chineses tudo tende a ser menor.

No Brasil, o site da Americanas.com oferece os modelos mais simples por volta de 30 reais a unidade. Nos principais sites de marcenaria você também encontra facilmente.

Brocas

Não tenha dúvida, você vai precisar de muitas brocas para madeira. A espessura dessas brocas vai variar de acordo com o parafuso, ferragens ou madeiras utilizadas. Vou colocar uma lista basiquinha, para parafusos de 3,5 x 40, dobradiças de 35 mm e MDF de espessura de 15 mm:

  • Broca para madeira de 3 mm de espessura (mas o ideal é que você tenha algumas);
  • Broca fostner ou Fresa de 35 mm (para instalar dobradiças caneco de 35 mm);

broca fresa-fostner

  • Broca escariadora um pouco maior que a cabeça de seu parafuso (ou então uma broca que já vem com o escariador acoplado (como essa da foto).

escariador com broca

Atenção! Nos sites chineses também vendem brocas a preços incríveis! Mas demora uma vida pra chegar, então é bom ficar desde já ciente!

Chave Phillips ou Parafusadeira

É meio óbvio que você vai precisar de uma chave, pois os parafusos não vão entrar sozinhos no furo guia que você fez, não é mesmo?? Só coloquei este tópico pra chamar a atenção para a possibilidade de ter uma parafusadeira, que vai ajudar muiiiito no seu trabalho. Qualquer modelo com uma potência digna resolve!

Outras ferramentas, caso você não trabalhe com MDF Revestido:

A minha dica para quem está começando é: TRABALHE COM MDF REVESTIDO, CORTADO E FITADO PELA MADEIREIRA. Para quem não sabe, os armários de MDF lindos e maravilhosos que você conhece (como o da foto do post) são revestidos por uma folha (que pode ser Fórmica, PET, PVC, etc), que deixa aquele acabamento perfeito. Essas folhas podem ser colocadas por você (não recomendo, pois precisa de muito jeito e ferramentas específicas) ou vendidas já revestidas (vale mais a pena para amadores).

As grandes madeireiras oferecem também o serviço de corte e fitagem. Assim, você não vai precisar ter uma serra circular para cortar a madeira, nem ferramentas como tupias e refiladores, para fazer o acabamento dos revestimentos e fitas de borda (que é aquela fita que fica do lado da chapa de madeira, fazendo o acabamento).

Para trabalhar com MADEIRA ou MDF sem acabamento, também será interessante ter lixadeira, lixas, selante, massa para madeira, colas, esmaltes (ou outras tintas) e pincéis.

Considerando que você não vai abrir uma marcenaria, vale a pena pagar pela fitagem e corte. Aqui em Salvador, na INCOMAF, eu paguei 135 reais pela chapa branca de MDF de 15mm (2,75 x 1,83 metros) revestido dos dois lados. Quanto aos serviços, foi  R$1,50 o corte e R$ 1,50 a colocação da fita (por metro).

Pra você calcular quantas chapas de MDF você vai precisar no seu projeto, sugiro colocar num “Otimizador de Corte”, que vai dispor as peças de uma forma que você consiga um maior aproveitamento das chapas.

O Otimizador da PlacaCentro é gratuito. Se quiser já sair de casa com o cálculo de quantas chapas você vai precisar, é uma mão na roda! Mas as madeireiras também oferecem esse serviço.

Insumos Básicos

Os insumos não são ferramentas, eles fazem parte dos custos dos móveis, mas resolvi colocar logo aqui (OS MAIS BÁSICOS) para você ter uma noção de algumas coisas que serão necessárias para montagem:

Parafusos

Você pode ter uma infinidade de parafusos, cada um com sua necessidade específica, mas, certamente, dois parafusos você VAI precisar:

O primeiro deles (e mais comprido) fará a ligação entre duas madeiras, ou seja, fará a estrutura da “caixa”, por isso terá que ser (no mínimo) a espessura de duas chapas de madeira/MDF.  Exemplo: Para madeiras de 15 mm, você vai precisar de um parafuso que seja em torno de 30 mm de comprimento (para vencer a espessura da primeira madeira e que fixe bem na segunda). Nessa hora você terá que raciocinar: O parafuso deverá fixar bem, sem atravessar totalmente a segunda madeira (do outro lado).

O outro parafuso “must have” é um da mesma espessura do primeiro (ou próxima), porém bem mais curto (até 16 mm). Esse parafuso será necessário para colocar ferragens, cadeirinhas, “L”, tudo o que será colocado sem ultrapassar o comprimento de uma chapa de madeira.

Lembrando a vocês que de forma geral os parafusos terão a cabeça chata (para melhor acabamento).

Colas

As mais comuns são as de madeira (garante firmeza no resultado da montagem, mas inviabiliza que o imóvel seja desmontado), de contato (para colar revestimentos e fita de borda), instantâneas (para colar detalhes, ou para ajudar o marceneiro a posicionar peças antes de parafusar). A necessidade dessas colas vai variar de acordo com o projeto.

Observação sobre ferragens e afins:

Dobradiças, puxadores, cadeirinhas, rodízios, corrediças, cavilhas, pistão, amortecedores, perfis, acabamentos, entre outros, serão quase sempre necessários, mas cada projeto terá uma necessidade específica. No Post sobre ferragens explicaremos as características de cada tipo, para que você crie seu projeto e adeque a sua solução.

 

Pronto turma! Já pincelei alguns conceitos e ferramentas básicas que vocês precisam ter. No próximo post continuaremos falando sobre madeiras e acabamentos, pra vocês decidirem como vocês vão fazer seus móveis e o quanto quer gastar!

Beijão

 

 

Deixe um comentário