Pãozinho no Vapor Chinês Fácil

Olá Pessoal! Mais uma receitinha fácil, fácil pra vocês! Sabe aquele pãozinho branquinho, no vapor, servido nos restaurantes chineses (e alguns japoneses também)? Eu adoro!!! Mas as receitas que eu via na Internet normalmente não dava certo e nem lembrava aquela delícia fofinha que apreciava nos almoços com a família.

Vou fazer uma receita criada por mim, com mais ingredientes do que a receita oriental, mas é  SIMPLESMENTE a prova de erros! Com o recheio de franguinho oriental bem molhadinho, você vai amar! A receita rende 10 unidades e você vai gastar bem pouquinho! Vamos lá?

Ingredientes – Massa:

1 xícara de água morna (morninha, não é quente);

1 pacotinho (10g) de fermento biológico;

1 colher de sopa rasa de açúcar;

1 ovo;

1/4 de xícara de óleo;

4 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente);

1/2 colher de chá de sal;

Ingredientes – Recheio:

4 sobrecoxas de frango, lavadas, desossadas e picada finamente;

1 colher de sopa de óleo de gergelim;

1 colher de sopa de óleo comum (soja, canola, girassol, etc);

2 colheres de sopa de molho shoyu.

1/2 colher de pasta de pimenta Gochujang (opcional);

4 colheres de sopa de cebolinha picada;

Algumas gotinhas de vinagre;

1 pitada de açúcar;

2 colheres de chá de fécula de batata.

Sal à gosto (se precisar)

Modo de Preparo – Massa:

  1. Numa tigela grande, misture o todos os ingredientes, menos a farinha e o sal.  Acrescente a farinha  (AOS POUCOS, talvez não precise de toda a quantidade) e o sal e vá sovando por 10 minutos, até que forme uma massa que grude levemente nas mãos (você pode também usar uma batedeira forte ou máquina de pão).
  2. Deixe descansar por volta de 30 minutos, abafado por um pano de prato até dobrar de tamanho. Enquanto a massa cresce, você pode adiantar o recheio, ok?

Modo de Preparo – Recheio:

  1. Desosse, lave e pique o frango, colocando algumas gotinhas de vinagre. O frango tem que ficar picado bem miudinho, a ideia é moer o frango com a faca. Essa é a forma que fica mais saboroso. O melhor corte para usar é a sobrecoxa, pois o peito tem pouca gordura e fica seco.
  2. Refogue o frango com os óleos, quando estiverem cozido, acrescente os demais ingredientes, menos o sal e a fécula.
  3. O frango deverá soltar um pouco de água. Se isto não acontecer, provavelmente o fogo estava muito alto, aí você pode acrescentar algumas colheres de água, para formar um caldo.  Acrescente a fécula de batata, para que esse caldo fique cremoso. Caso seja necessário, acerte o sal. Reserve.

Montagem:

  1. Divida a massa em 10 bolinhas. Abra as bolinhas, até ficar do tamanho de um pires. Coloque uma generosa colher de recheio no centro e feche a bolinha, fazendo uma trouxinha, usando as mãos para arredondar.
  2. Coloque a bolinha em um quadradinho de papel manteiga (se não tiver, você pode usar um pedaço de filtro de café) e posicione com folga numa panela de cozimento a vapor (também pode ser um cuscuzeiro ou panela com escorredor de macarrão, desde que tenha tampa).  A panela deverá ter um pouco de água, mas não exagere, para que a água não alcance os pãezinhos.
  3. Cozinhe por 15 minutos em fogo médio (bem tampado). Desligue o fogo e deixe descansando na panela tampada por mais 5 minutos!

Aproveite!!

Deixe um comentário