Dicas de Sucesso para um Bolo Perfeito!

Olá meus queridos, quem me conhece sabe que eu sou a boleira da turma e, até experimentando receitas novas, é muito difícil eu errar um bolo. Mas vocês sabem quais são os meus segredos?? Dá uma lidinha nesse post que você descobre!

Ingredientes em temperatura ambiente:

Retire com antecedência todos os ingredientes da geladeira. É claro que em alguns casos especiais, a receita pede que determinado ingrediente esteja em temperatura diferente da ambiente (ex. claras geladas tem mais estrutura) mas, em regra, todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Isso deixa a mistura mais fofa, cremosa e com mais ar agregado.

 Tudo do bom e do melhor

Não invente… Sabe aquela manteiga que está com o gosto estranho, ou aquele fermento vencido? Com certeza o sabor ruim vai estragar o bolo ou simplesmente ele não vai funcionar (no caso do fermento). Então a dica de ouro é: bons ingredientes é o primeiro passo para um bolo de sucesso!

Um bom forno é fundamental!

O seu forno precisa estar regulado. Diferenças de temperaturas pode solar o bolo ou fazer com que uma parte cresça mais do que a outra.

Normalmente a temperatura ideal para assar bolos é 180ºC. Quando a temperatura do forno está muito superior a isso, seu bolo acaba formando aquela barriga no centro ou formar uma casca muito grossa. Então, para bolos retinhos, temperatura baixa, ok?

Não esqueça de pré-aquecer por pelo menos 10 minutos  e só abra o forno (depois de colocar o bolo)pra ver se está assado com pelo menos 20-30 minutos, para que o ar frio do ambiente não afete o crescimento do bolo.

Bata bem, mas só no momento certo.

Se seu bolo está duro e com gosto de farinha muito ativo, provavelmente você bateu demais. É claro que você deve bater bem a manteiga, os ovos e o açúcar, porém, desde que você ainda não tenha colocado a farinha de trigo. Depois de colocar a farinha, basta apenas misturar até ela desaparecer, pois não queremos estimular o glúten, que é ótimo no caso de pães, mas é péssimo para bolos e biscoitos.

Então, bata bem para deixar tudo cremoso e agregar ar, mas depois de colocar a farinha, bata o mínimo possível.

Margarina só se tiver pelo menos 80% de gordura

Um das dúvidas mais comuns das pessoas que fazem bolos é sobre o uso da margarina. Já te adianto que manteiga é mais saborosa que margarina, mas dá sim para usar essa gordura vegetal! Basta se certificar que ela tenha pelo menos 80% de gordura (a Qualy, por exemplo, tem isso) para que ela possa substituir bem a manteiga. Quando a margarina tem menos gordura que 80%, o bolinho fica sequinho e pode até solar.

Ácido +base: bolos úmidos e fofinhos

Tem alguma receita que é super gostosa, mas que você queria um pouquinho mais molhadinha??? Substitua o líquido por alguma mistura mais ácida (suco de laranja ou iogurte) e uma pitadinha de bicarbonato de sódio. Essa combinação evitará a formação de glutén e aumentará a quantidade de dióxido de carbono na massa. Resultado: Bolos mais úmidos e fofos.

Como desgrudar o bolo com facilidade da forma

Nos meus bolos, eu utilizo o desmoldante caseiro (receita aqui).  Mas tem algumas massas (normalmente com alto teor de açúcar ou muito fofas) que grudam até com meu desmoldante. Aí neste caso eu uso também um pedaço de papel manteiga no fundo da forma, aqueço o fundo da assadeira na boca do fogão (só um pouquinho) e passo uma faquinha em volta. Assim é muito difícil que o bolo permaneça grudado… Ahh,  a melhor hora de desenformar o bolo é com a assadeira morna, ok?

Seu bolo ainda assim não ficou bom? Veja as possíveis causas…

Bolos líquidos demais é um bom caminho para um bolo solado.   Normalmente o líquido precisa ser o suficiente para auxiliar que sejam agregados os ingredientes secos, sem perder a consistência cremosa da massa. Fermento vencido também é uma causa recorrente do bolo não crescer.

Se você assou o bolo e ele está duro e com a casca caramelizada (brilhante) provavelmente a receita tem muito açúcar. Se estiver quebradiço demais e não muito doce, pode ser a falta de açúcar.

O bolo seco pode ser falta de gordura. Quando está gorduroso e pesado, é excesso de manteiga ou óleo.

Bolo pesado e com gosto de farinha (como já foi dito) normalmente é por que a massa foi batida em demasia.

E aí, gostaram das dicas??? Agora, teste sua receita de família utilizando esses conhecimentos e me diz o resultado nos comentários!

Beijos

 

 

Deixe um comentário